Extra GrandeGrandeNormalhome

UNIFICAÇÃO DOS TÍTULOS : PARTE FINAL

   Eu já havia escrito 2 comentários. Esperava ir por partes, para colocar o assunto para debates. Acho que as coisas no futebol deveriam ser resolvidas assim: com teses, debates, discussões. Minha teimosia, não deu certo. A CBF foi muito rápida. Ontem, 3a. feira, anunciou que na 4a. iria fazer uma reunião para discutir o assunto. Mas não era verdade. Prova inequívoca é que todas as faixas e medalhas já estavam prontas. Ou seja, a CBF decidiu sem procurar ouvir os clubes, federações e principalmente os torcedores.

  Parabéns ao Palmeiras e ao Santos que agora são declarados octacampeões, embora eu não saiba ainda se são nacionais ou brasileiros.

  Ficaram dúvidas, é claro. E a maioria dos torcedores fica entre a perplexidade e a dúvida.

  Foi legal ver João Havelange discursar. Um homem importante, de orgulho para todos nós. Sua CBD criou a Taça  Brasil que ele tanto defendeu ontem. Mas foi a própria CBD que acabou com ela em 1969. Como poderia ter jogado às traças uma competição tão importante e que mexeria ( como mexeu hoje) na história do futebol brasileiro?

  A Taça Brasil, na sua origem em 1959, foi criada para indicar um representante brasileiro na Copa Libertadores que começaria em 1960. E assim ela foi caminhando, até 1965 quando o Santos foi campeão da Taça, mas não dipsutou a Libertadores do ano seguinte porque o Brasil achava que a Libertadores estava descaracterizada pela inclusão dos vices de cada páis. Então, pergunta-se: valeu a Taça Brasil de 65 ? Mas ela continuou e em 68, seu último ano, terminou após o encerramento da Libertadores. Mas valeu aquela vitória do Botafogo sobre o Fortaleza ( de Mundinho, Garrinchinha e Mimi) por 4×0 com 13.000 torcedores ? Nem eles acreditavam na Taça à época, a mesma taça que a CBF reconhece agora dizendo que está fazendo justiça.

  Pelé precisaria ser lembrado como um campeão brasileiro, disse a CBF hoje. Ora, Pelé é lembrado pelo mundo inteiro, como Atleta do Século, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Não precisaria ser lembrado , por exemplo, pela final da Taça  Brasil de 61 contra o Bahia ( de Nadinho,Florisvaldo, Pinguela, Didico e Marico).

   A grandeza do Palmeiras, não precisava ter 2 títulos de campeão brasileiro em 1967. Aí foi uma contradição que não merece comentários. Já bastava o título de 60 em que foi campeão só com 4 jogos, batendo na final o Fortaleza ( de Toinho, Sapenha, Ninoso, Moésio, Charuto e Bececê).

   Não discuto os méritos do Robertão de 1967 até 1970,  porque ele foi o embrião do Campeonato Brasileiro que começou em 71, ano em que a CBD declarou o Atlético Mineiro como o 1º Campeão Brasileiro. O  que agora, já não é verdade, porque o 1º foi o Bahia em 1959.

   Justiça, diz a CBF . Tá bom. Mas nesses 6 títulos do Santos na Taça Brasil, aquele timaço jogou 43 partidas. O São Paulo, com 6 títulos desde 1971, jogou 192 jogos. Justiça ?

   São semelhantes, diz a CBF. Então, os campeões paulista e carioca de agora, também deveriam entrar só nas fases finais do Brasileirão, como era a regra na Taça Brasil. São semelhantes ? Então vamos colocar no Brasileirão de 2011, os clubes que disputaram aquelas Taças Brasil : Manufatora,Defelê,  Capelense, Leônico,, Estrela do Mar, Água Verde, Auto Esporte, Alecrim, Siderúrgica, Campinense, Paula Ramos, Metropol, Fonseca,, Eletrovapo,, Santo Antonio, Perdigão, Olímpico, etc…etc…

   MAS ALGUÉM GANHOU NESSA PARAFERNÁLIA. EU, EU MESMO. NÃO VAI DAR PARA ACEITAR AQUI NO BLOG COMENTÁRIOS DESAIROSOS DE SANTISTAS E PALMEIRENSES SOBRE O CORINTHIANS. AFINAL, QUEM É OCTACAMPEÃO BRASILEIRO NÃO DEVE SE PREOCUPAR COM QUEM É TETRA, NÃO É MESMO ?  E PARA ESSES TORCEDORES, COM TODO RESPEITO, NÃO CABE MAIS FALAR DE APITO AMIGO DO CORINTHIANS, PORQUE  ESSE APITO DE HOJE, DA CBF, FOI MUITO MAIS QUE UM APITO, FOI UMA FANFARRA ENSURDECEDORA.

Passe a Bola

171 Comentários para "UNIFICAÇÃO DOS TÍTULOS : PARTE FINAL"

  1. luis company

    doutor o ricardo teixeira é muito rapido mesmo,em primeiro lugar ele fez isso para desviar o foco das acusações de propina,depois prara prejudicar s.paulo e flamengo,na net existe um grande movimento cujo lema é ” apareceu o ricardo teixeira,esconda a sua cartera”.

  2. Santastico

    Fanfarra ensurdecedora foi em 1977 2000 e 2005 que a Globo comprou o título para vocês e a CBf não fez favor nenhum fez mais do que a obrigação os santistas não tem culpa se nos anos 60 vcs eram saco de pancada! Cuidado em inveja mata!

  3. Concordo plenamente com tudo que li, porém, quem ganhou com tudo isso, fora os times que foram reconhecidos campeões brasileiros?
    A CBF foi fanfarrona promete discutir algo com os clubes, sendo que já estava decidido tudo nos minimos detalhes.
    Dr Osmar, continue assim autentico, Neto é show de bola, como os outros do programa na tv, mas quando o sr não comparece devido o congestionamento ou outros motivos particulares, perde a graça.. Seu jeito sério, mas ali naquela discussão sabemos que é só para por pontos de vistas para nós telespectadores decidir quem tem razão, o sr sempre tem razão.
    Viva o esporte brasileiro, viva o Corinthians e feliz 2011 a todos do programa e a nós, é claro.

  4. mucio rodolfo

    Bom dia doutor Osmar. Mais algumas questões para o senhor.
    1- Se o Pelé, na visão da CBF, precisa ser lembrado como campeão brasileiro (como se tudo aquilo que ele conquistou sozinho e com seus companheiros não fosse o suficiente), o Frienderich, o Leônidas da Silva e o Zizinho não merecem a mesma consideração? Que tal garimparmos no passado títulos conquistados por esses jogadores e que possam ser considerados como brasileiros?
    2- Já que a CBF está fazendo este resgate histórico, não seria justo ela oficializar o Grêmio Maringá como campeão brasileiro de 1969?

  5. Acabei de responder a um leitor sobre esses e outros craques. Maringá ? Concordo.

  6. DIMAS

    È isso mesmo agora os palmeirenses e santistas vao ficar falando do corinthians por causa desses titulos sempre foi assim todos contra porque sabem que o grande adormecido esta se levantando e isso nao pode acontecer prova disso foi esse campeonato brasileiro corinthians contra todos, por isso tenho orgulho de torcer pelo timao time do povo em breve seremos unicos no brasil e na america e no mundo, por isso podem ficar todos contra deveria ate juntar sao paulo santos palmeiras pra ver se chega na grandeza do todo poderoso ! e tenho dito

  7. Amilcar - SP

    É Dr. Osmar
    Este é o reflexo de nosso país. Infelizmente as excessões são os homens de bem.
    Gostaria de ser eu o presidente do meu SPFC. Receberia a taça de bolinhas, convocava uma coletiva de imprensa e entregava a mesma ao Flamengo.
    Mas apesar de admirar nossa diretoria, sei que é somente um sonho. Se tomarem esta atitude os reflexos serão devastadores para com o clube na sequência.

  8. Pé de Gancho - Marcão

    BOM DIA? Sabias palavras DR. Osmar, PARABENS MESMO ; Palavras de um amigo sem APITO………….

  9. DIMAS RIBEIRO

    pra encerrar esse assunto,embora os titulos conquistados não tenham sido com a maioria dos times expressivo que atuam no brasil hoje tirando a taça brasil que pra mim é a copa do brasil,o robertão era o que se podia fazer na época para ser o brasileiro,e essa unificação veio para consagrar ainda mais aqueles jogadores que ja fizeram historia no futebol brasilerio,mas que até então não eram considerados campeões brasileiros,e quero desejar ao sr. dr osmar um feliz natal e um prospero ano novo e parabens por esses posts

  10. Tudo bem. É um belo argumento. Mas então, precisamos rever os títulos de Ademir da Guia, Leônidas da Silva, Friedreich, Zizinho, Telê Santana, Mauro Ramos de Oliveira, Cláudio, Luizinho, etc…

  11. carlos

    Hi ja começou ne DR, quem mandou ficar 23 anos sem titulo,ja ta achando alguma desculpa para nao dar credito ao palmeiras e o santos!! E timinho hem??? Nao se preocupe com o passado, pois voces nao tem mesmo! Pense no futuro!! Alias em resposta do meu post, quero lhe dizer que realmente o timao e muito maior que o Ronalducho, um tem 100 anos e o outro 2 anos, mas ele deu tanto dinheiro para voces que em 100 anos vcs nunca viram, entao guarde para de gastar como ja disse o presidente,porque vai acabar!!! Alias esse seu time so teve 2 CRAQUES DE BOLA, eu disse Craque, nao he esses pernas de pau que esta na TV ai, Foram, eles RIVELINO E RONALDO, SOMENTE!! Entao aproveita mesmo!! Junta dinheiro pois vai ser triste depois!!

  12. O Sr. não sabe nada de Corinthians para ficar dando palpite . E para falar de finanças do Corinthians, fique tranquilo, que esse problema, nós resolvemos.

  13. Luiz Antonio Colombarolli

    Texto lapidar!!!

  14. EDS

    SÓ QUEREMOS QUE O SR RESPEITE OS TITULOS QUE FORAM CONQUISTADOS DIGNAMENTE DENTRO DE CAMPO,POR JOGADORES NADA BOM DE BOLA UM TAL DE PELÉ,OUTROS POUQUISSIMOS CONHECIDOS COMO TOSTÃO,DA GUIA,JAIRZINHO…E POR AI VAI,SOBRE A TAÇA BRASIL PARA EM 65 E CONTINUA EM 68,SÓ PARA COMPARA O MUNDIAL Q A FIFA FEZ EM 2000 SÓ CONTINUOU EM 2005!!!!!!???!!!!!!!OU SEJA A MESMA COISA,O QUE MAIS ME SUPREENDE EM SEUS POST É A RAIVA QUE O ESTÁ DEIXANDO CEGO,SÓ TENTANDO DE TODAS AS FORMAS OBSERVAR LADOS NEGATIVOS,OLHA QUE O BRASILEIRO QUE O SR TANTO AMA DE 1971 ATÉ 2010 TEVE DE TD,ANO COM MAIS DE 60 TIMES,1979 CORINTHIANS,SANTOS E PORTUGUESA NÃO PARTICIPARAM,POR VÁRIOS ANOS NÃO REPETIRAM NEM MESMO O ANO E POR 30 ANOS NÃO REPETIRAM A FORMULA,ENTÃO NÃO ME VENHA FALAR DE PADRONIZAÇÃO DE CAMPEONATO DE REGULAMENTO,O DE 2005 O REGULAMENTO FOI JOGADO AS FOSSAS E O BRASIL TODO VIU PERPLEXO COMO FOI TIRADO UM TITULO DE UM TIME DE FUTEBOL,DR OSMAR ESSES ANOS EM QUE O SR PARTICIPA DAQUELE PROGRAMA ESPORTIVO NA HORA DO ALMOÇO E QUE CADA VEZ MAIS TEM REJEIÇÃO PELO PÚBLICO ESPORTIVO O ESTÁ DEIXANDO DESORIENTADO E MUITAS VEZES PERDIDO,PEÇO QUE TENHA CALMA E PRINCIPALMENTE LUCIDEZ…..
    NÃO TEMOS CULPA SE O SEU TIME O CORINTHIANS ESTAVA EM PLENA VIGÊNCIA CONTRATUAL DOS 23 ANOS SEM TITULO,ÉPOCA FAZ ME RIR,QUE SOMENTE ACABOU EM 77 CONTRA A PONTE E TODOS NÓS E SR SABEMOS SABEMOS O QUE FOI FEITO CONTRA A PONTE PRETA……
    APROVEITA O NATAL TOME UM SUCO DE MARACUJA,D TARDEZINHA TOME UM CHÁ DE CAMOMILA E DESCANSE UM POUCO POIS ESTÁ MAIS DO QUE PRECISANDO,RELAXA DR….

  15. Depois de ler essas contradições e essas bobagens que vc escreveu, acho que vou mesmo precisar desses chás.

  16. Fabio

    Nao sou corinthiano e concordo plenamente.O que a cbf fez foi a maior besteira da historia do futebol brasileiro.

  17. marcelo

    OH DOUTOR PARA DE FICAR DESMERECENDO OS TITULOS DO PASSADO CITANDO OS NOMES DOS TIMES DA ÉPOCA,ISSO JA É DESESPERO DA SUA PARTE!!!TA FEITO E PRONTO.ALIAS E O TITULO CONSIDERADO MAIS IMPORTANTE DO CORINTIA Q É O TAL MUNDIALITO DE 2000,O COTINTIA DISPUTOU SEM GANHAR A LIBERTADORES,ENTROU COMO CONVIDADO PELA PORTA DOS FUNDOS……..RIDICULO!

  18. Vc não está lendo direito. O Corinthians não foi convidado para esse mundial. O regulamento foi feito 2 anos antes e entraria o último campeão brasileiro, que por acaso foi o Corinthians.

  19. Luis Gustavo

    Bom dia Dr.

    Acho que dessa vez pelo menos os Palmeirenses e Santistas vão parar com essa história de que tudo para o Corinthians é Arrumado e etc.. Belo presentinho de Natal eles ganharam da CBF que eles tanto dizem ser amiguissima do Corinthians e que tanto o beneficia !!
    Sou Corinthiano Roxo mais acima de tudo coerente,mesmo se meu time estivesse no meio dessa palhaçada não acharia justa essa unificação!!
    Sera que o Pelé já não é reconhecido o bastante Dr.?
    A CBF ao inves de se preocupar com o Formato do Campeonato Brasileiro para não ter chances de entrega dos clubes para prejudicar os rivais ou então melhorar a arbitragem profissionalisando os arbitros dando mais suporte a eles,fica se preocupando em homenagear o “Grande Rei Pelé”.
    Espero que daqui uns anos eles não queiram considerar os titulos da Copa do Brasil como Brasileiro!

    Adimiro muito seu trabalho Dr.

    Um Feliz Natal e um próspero ano novo para o Sr. e sua Familia!

    Saudações Corinthianas!!!!

  20. Grasiele

    Que bom que o senhor enxergou toda a besteira que a CBF fez da maneira correta. Logico que os torcedores e dirigentes dos clubes beneficiados vão achar justa a decisão. Eles são campeões nacionais, não brasileiros. Daqui alguns anos a Copa Do Brasil tbm vai ser unificada como título brasileiro? A Copa-Sul Americana tbm vai ser considerada Libertadores? E depois querem comparar o futebol brasileiro com o futebol europeu!

  21. roberto rivelino bico

    Dr.OSMAR QUASE NUNCA COMENTO MAS LEIO TODOS SEUS POST. QUAL A VERDADEIRA FINALIDADE DE TUDO ISSO PORQUE EU NÃO ACREDITO Q SEJA SO PARA PREJUDICAR O SÃO PAULO? UM FELIZ NATAL E OTIMO 2011.VAI CORINTHIANS!!!

  22. Bado

    Dr. Osmar primeiramente desejo ao Sr. e familia um FELIZ NATAL !!!
    E quanto ao nosso Corinthians fico aguardando o nosso PRESENTE !!!…..
    Em relação ao assunto ‘Unificação dos Títulos’ acho justo pelo ‘PELE’, pois para nos nao vai fazer diferença alguma mesmo.

    ‘UM FELIZ NATAL A TODA DO BANDO DE LOUCOS’

  23. gabriel

    doutor, voce esta certinho e tudo o que disse é a mais pura verdade, verdade que a querida cbf nao ve. queria parabeniza-lo pelo otimo comentario e deseja-lo um feliz natal e um prospero ano novo. esse sim e um blog que corinthiano deve entrar.
    ate mais doutor

  24. willamy

    Dr., essa atitude do Sr. Ricardo Teixeira, não seria somente para conseguir apoio do clubes, pois foram vários os beneficiados, em uma possível candidatura à FIFA e eleger um indicado seu à CBF? Desculpe-me a minha incredulidade, mas não acredito que ele pensou em justiça nessa unificação?

  25. Fabio

    Muito boa Dr a antítese da fanfarra é isso mesmo, a cbf e seu presidente marginal esta de brincadeira muito bom, abraços e feliz natal.

  26. Jonathan

    Não posso dizer que o SANTOS deveria ser considerado campeão brasileiro 8 vezes, mas que os títulos em questão teriam que ter algum reconhecimento isso não se discuti.
    Mas o que não entendo é a forma que essa questão esta sendo trazida, cada comentário que leio me parece que querem diminuir as conquistas do Melhor Clube do Século das Américas e dos outros clubes, gostaria de ver aqui um “DOSSIÊ” como este sobre os títulos nacionais, sobre o “Mundialito” realizado em 2000 aqui no Brasil.
    Fico no aguardo do “DOSSIÊ” sobre a “Fanfarra realizada pela FIFA e pela CBF” em 2000.

  27. FABIANO

    DR Osmar eu estava lendo a entrevista do parreira no r7 e li a seguinte resParreira, vamos direto ao ponto. Como é ser o culpado pelo grande fracasso de 2006?

    Culpado? Do que você está falando? Não perdi a Copa de 2006 sozinho. Chega disso! A mídia vem insistindo há quatro anos. Quatro anos a mesma história! Vamos parar de hipocrisia! Tenho parte na culpa. Formei uma seleção maravilhosa que ganhou a Copa América, ganhou a Copa das Confederações vencendo a Alemanha e Argentina. E classifiquei o Brasil três jogos antes do final das eliminatórias.
    Não posso fazer nada se jogadores são irresponsáveis a ponto de chegar para uma Copa do Mundo pesando 100, 101 quilos. Isso não tem cabimento. Na Alemanha eu tive nas mãos um time sem comprometimento, sem ambição, jogadores enriquecidos, não se preocupando de verdade com a competição. Atletas que não perceberam ou que esqueceram o que significa ganhar a Copa. Um time de barriga cheia. Cansado de conquistas. Se a legislação da Fifa permitisse, eu teria até tirado alguns deles do grupo.

    posta ” TEM COMO VC TER OS RONALDOS COMO IDOLOS? SERA QUE ELES SABEM REALMENTE COMO A POPULAÇÃO BRASILEIRA SOFRE COM A PERDA DE UMA COPA DO MUNDO, TEM GENTE QUE NÃO TEM NEM O QUE COMER E A UNICA ALEGRIA É A SELEÇÃO NA COPA, ACHO QUE O DUNGA NÃO ESTAVA ERRADO QDO NÃO LEVOU O R. GAUCHO, ADRIANO, R. CARLOS…, O QUE O SENHOR ACHA?

  28. Acho que os 2 erraram, cada um a seu modo, mas ambos obedecendo poderes maiores.

  29. Mosqueteiro Vingador

    Dr. eu gostaria de saber quem é que está influenciando tanto assim a CBF, isso não é normal, ou é jogada política de dirigentes santistas, do palmeiras eu não acredito, pois não deve ter tanta influencia assim, mas aquele presidente do santos é malaco, ou então é algum jornalistazinho pseudo intelectual com idéias metidas a querer copiar os europeus, já não basta aquela PORCARIA de campeonato de pontos corridos, agora essa de unificação de títulos, ou então é o tal do havelange querendo pagar alguma promessa antes de bater com as botas, essas patifarias só acontecem graças a pessoas más intencionadas como aquele infeliz do milton neves que influencia sim!!! Inclusive arbitros em véspera de jogos contra o CORINTHIANS!!! Más eu particularmente, nas conversas com outras pessoas e amigos continuarei afirmando que o santos tem 2 campeonatos brasileiros e o palmeiras 4 e dizer que os outros tinham um outro valor, pra mim vai continuar a mesma coisa!!! E o sr, acredita na influência de quem???

  30. Vamos esperar o tempo passar. Alguém vai pagar essa conta.

  31. Juca Pato

    Depois desse post não há muito mais o que comentar…PERFEITO!
    Só faltou dizer que se vale Taça Brasil vale Copa do Brasil então Cruzeiro é HEXA, Grêmio é HEXA, Corinthians é HEPTA, Sto André e Paulista são campeões brasileiros. Além disse antes de 1959 certamente existia algum campeonato que era considerado o mais importante da época. Certamente esses também têm que ser reconhecidos como Campeonatos Brasileiros, Ou a CBF acha que o futebol foi inventado em 1959?
    Pra mim, modestamente, isso cheira podre, O São Paulo(inimigo de Ricardo Teixeira) perde o primeiro lugar do ranking. O Flamengo(outro inimigo de Ricardo Teixeira) não tem reconhecido seu título de 1987 embora preencha todos os requisitos usados para “unificação” dos títulos. E, finalmente, PELÈ vira garoto propaganda da CBF embora tenha falado cobras e lagartos de Ricardo Teixeira sua vida toda. QUANTA COINCIDÊNCIA!!!!

  32. patrik

    Ola,,,feliz natal..queria dizer que é justo a unificação,,pq era só aqueles campeonato na aquela epoca,,fala verdade o santos mereçe,é um time vitorioso,sempre supero os outros na raça,e hj é reconheçido,não pelo titulos mas pela sua arte jogo bonito. Os times de sp tem uma certa preucupação com o santos,sempre foi assim,,pq o santos sempre foi um time espetacular e eles naõ aceitavam isso,,abraço!!

  33. Flávia

    COMO É QUE FICA A SUA CERTEZA ABSOLUTA CONFIRMADA COM FÉ PÚBLICA QUE O ADRIANO JÁ ERA JOGADOR DO CORINTIA?

    KKKKKKKKKKKKKKKK

    COMO JORNALISTA O SENHOR É UM ÓTIMO MÉDICO E O NETO, COMO JORNALISTA É PIOR DO QUE QUANDO FOI JOGADOR!

    KKKKKKKKKK

  34. Vc tem todo o direito de comentar o que falo e o que escrevo. Só isso. E fica por aí. Comentários desairosos, eu não permito. Eu disse que o Adriano já havia acertado tudo com o Corinthians, o que era verdade. Não disse que era certeza absoluta e nem que tinha fé pública. Isso foi por conta da sua jovialidade.

  35. Rodrigo

    Dr Osmar. Faço minhas vossas palavras. Sem por nem tirar nadica de nada. Simplesmente o melhor comentário já escrito sobre esta CANETADA VERGONHOSA do nosso Circo Brasileiro de Futebol (CBF) comandado pelo palhaço “Ricardinho Teixeirinha cara de Fuinha”….
    Fazer o quê… agora é aguentar torcedores palmeirense e santistas, convictos em uma “justiça” desvairida. E o pior, muitos destes nem se quer viveram naquela epóca, quanto mais, entender um pouco da comparação entre as competições em questão.
    Abraço Dr Osmar.

  36. Bado

    Dr. Osmar no ultimo post que enviei faltou eu escrever o mais importante.

    “NAÇÃO”

    Desculpe aee.. E a pressa e/ou ansiedade !!!….

  37. Eduardo

    ja disse, foi jogo politico…

  38. Mosqueteiro Vingador

    Alguma coisa de PODRE paira sobre o reino da CBF com essa tal de unificação de títulos!!! Isso não é normal!!! E aquele ídolo do timinho da baixada, o tal de pelé, já tratou de tirar fotos com as medalhas como se tivesse ganho algum campeonato brasileiro, só que isso de fato ele não tem!!!!!!!!!!!!!!!! Até porque o verdadeiro campeonato brasileiro começou em 1971, dr. eu aposto quanto o sr. quiser que esses infelizes de santistas e palmerenses nem sabem quem foi roberto gomes pedrosa, eu também não sei, mas tudo bem, eu sou corinthiano e não tenho obrigação de saber!!! O que o sr. acha dessa PATIFARIA???

  39. Acho que foi um passo desastrado e injusto ( em parte) na história do futebol brasileiro.

  40. Paula Cristina

    Dr. Osmar

    É dificil concordar com seus posicionamentos porque normalmente são defesas apaixonadas pelo seu time, em sua maioria não movidas pela razão.
    No entanto, tenho observado que quando o tema não envolve o Corinthians aí finalmente aparece o comentarista com sabedoria e que escreve de forma muito coerente, que também coloca um pouco de noção na bagunça que sua colega arruma todos os dias na TV.

    Somos torcedores de times rivais, mas fico muito feliz que ainda há luz no fim do túnel.

  41. VMP

    A que isso o Dr Osmar fico descontrolada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ( os outros tinha um Time de Futebol Nos a ACADEMIA ) Já era Dr Osmar octacampeões Brasileiros nos Palmeirense ficam Zoando vcs falando que vcs não tem Mundial , da vcs falam ( vai la no Site da FIFA e Vcs, ” Verão”) e agora vcs falam Que nos não somos octacampeões e eu Falo ( vai la no Site da CBF , e vcs Confirmarão ) rsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrrss

  42. Vc é OCTA. Pronto. Não discuta mais. Eu digo que vcs são octa porque está no site da CBF. Fim.

  43. Mosqueteiro Vingador

    Dr. isso é muito simples de resolver: basta nós corinthianos que somos a maioria, afirmar que o verdadeiro campeonato brasileiro começou em 1971 e que santos tem 2 e os porcos tem 4, é muito simples, basta dizer a verdade!!! Em conversas sociais, nos botequins, nos jogos, nas festas de final de ano, enfim basta dizer a verdade verdadeira, o único problema é que quem pensa como eu, infelizmente não tem espaço na mídia, e sim aquele língua venenosa do milton neves!!!! Mas o sr. faz isso pra gente e comenta o quanto o sr. puder em relação a verdade do campeonato que começou a partir de 1971!!!!!!!!!!!!!!!!

  44. Lucas Jardim

    Eu acredito que deveriam se chamar campeonatos nacionais, esses reconhecidos aí…e brasileiros desde 1971!

    Mas parabéns aos times que ganharam.. sou Corinthiano, e vou reconhecer que foram campeões!

  45. Leonardo Siqueira

    Caro Osmar de Oliveira,

    O Texto abaixo rebate um a um todos os seus argumentos. Acho que quem rcontesta a equiparação deveria ler mais sbre o assunto.

    Os argumentos a seguir foram retirados do Blog do Torero e é escrito por Marcio R. Castro

    “A unificação dos títulos brasileiros (que seria mais correto chamar de equiparação) deixou o mundo do futebol em polvorosa, mesmo antes de se tornar oficial. E não me refiro somente a torcedores, dirigentes e jogadores, mas principalmente a jornalistas.

    Por todos os cantos, vejo análises de jornalistas renomados, que acompanho e admiro, cheias de reservas e desinformação. É preciso, então, esclarecer as dúvidas e ressalvas que vêm assombrando nossa imprensa.

    Uma delas é que, futuramente, outros clubes poderiam solicitar a “unificação” dos títulos da Copa do Brasil, já que a competição seria hoje o que foi a Taça Brasil de 59 a 68. É o que afirma Alberto Helena Júnior, por exemplo.

    A comparacão é um grande equívoco. A Taça Brasil, quando surgiu, era a única competição nacional do país. Aliás, ela foi criada justamente com o intuito de eleger o campeão brasileiro de futebol e, por consequência, de indicar o representante nacional na Libertadores da América.

    A Copa do Brasil, ao aparecer, ocupou óbvia e imediatamente o espaço de segundo torneio nacional, já que, desde 1959, existia uma competição principal que valia o título de campeão nacional.

    Portanto, Helena, qualquer movimento para conferir à Copa do Brasil (e à Copa dos Campeões, outra copa nacional disputada entre 2000 e 2002) o mesmo status da Taça Brasil, do Torneio Roberto Gomes Pedrosa e do Campeonato Brasileiro deve ser acompanhado por boas risadas.

    Não são poucos, também, os que batem na tecla do número de jogos que se realizava para ganhar a Taça Brasil. É o caso dos jornalistas Juca Kfouri e Rodrigo Bueno, que apontam com objeção as meras 4 ou 5 partidas que Santos e Palmeiras precisaram para levar os troféus.

    Isso se deve à fórmula de disputa, que previa que os campeões paulistas e cariocas entrassem na competição somente nas semifinais. Não era uma proteção. O que se levava em conta era que os campeonatos estaduais de São Paulo e Rio eram muito mais fortes e acirrados do que os outros (ainda o são hoje, mesmo que em escala bem menor), e por isso seus campeões ganhavam esse “privilégio”.

    Explicado o sistema de classificação, não vejo jornalista nenhum desconsiderar os titulos mundiais da Copa Intercontinental, conquistados em um ou dois jogos apenas, nem os da atual Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que também pode ser resolvida em duas partidas e na qual clubes europeus e sul-americanos entram numa fase mais adiante.

    O paralelo é exato: na Taça Brasil, os estaduais serviam como “fase de classificação”, assim como as competições continentais são para o Mundial. Na Taça Brasil, os clubes vindos dos estaduais mais fortes e tradicionais entravam numa fase mais avançada; no Mundial, os times vindos dos campeonatos continentais mais fortes e tradicionais, também.

    O Santos foi campeão sul-americano em 63 fazendo apenas quatro jogos e entrando numa fase mais avançada da Libertadores. O Independiente, também, ao entrar direto na semifinal de 65 e disputar só cinco jogos. Na época, o regulamento previa essa primazia aos atuais campeões. Alguém acha que essas conquistas devem ser desconsideradas? Ou devem ter um status diferente das Libertadores disputadas hoje?

    Por isso, Juca e Rodrigo, é evidente que a quantidade de jogos disputados não deve ser levada em conta para eleger um campeão nacional, continental ou mundial. O que importa, mesmo, é se o torneio tem o significado que alega-se ter. Tanto a Taça Brasil quanto o Robertão, tinham.

    Vi também o Celso Unzelte e o PVC se utilizarem de uma metáfora para contestar a equiparação. Segundo eles, não é preciso chamar Dom Pedro I de Presidente da República para reconhecer seu valor. Já o Sérgio Xavier, na mesma linha, argumenta que “é como pegar melancias e maracujás e dizer que é tudo laranja”. Do nada, de acordo com ele, “tudo virou Brasileirão”.

    Não é nada disso. O termo unificação, que vem sendo usado, se refere à dimensão das conquistas, não a suas nomenclaturas. Ninguém está chamando Dom Pedro de presidente. Apenas afirma-se que ambos, presidente e imperador, são chefes de estado. O Fluminense, por exemplo, é três vezes campeão brasileiro, por ter conquistado um Robertão e dois Campeonatos Brasileiros. Melancia continua sendo melancia, laranja continua sendo laranja.

    Outros tantos jornalistas, como Renato Maurício Prado e Roberto Assaf, apontam os anos em que a Taça Brasil e o Robertão foram concomitantes como uma discrepância inadmissível. Ainda mais que, em 67, o Palmeiras ganhou os dois torneios.

    No futebol paulista, de 1926 a 1929 e em 1935 e 1936, mais de uma equipe foi campeã estadual, no mesmo ano, por conta de ligas paralelas. Em 73 também, dessa vez por lambança do juiz. No Rio, em 79, foram disputados dois estaduais, o que tornou o Flamengo bicampeão num único ano.

    Em 2000, há apenas dez anos, tivemos dois campeões mundiais: o Boca levou a Copa Intercontinental e o Gambazada o Campeonato Mundial de Clubes.

    Atualmente, na Argentina, Chile e Colômbia, dois campeões nacionais são consagrados por ano, com o Apertura e o Clausura. Aliás, o River em 97, o Colo-Colo em 2006 e 2007 e o Atlético Nacional em 2007, foram bicampeões numa única temporada.

    Seja qual for o motivo (competições paralelas, regulamentos inusitados, mudanças políticas), fica claro que transformações que ocorrem no esporte ao longo do tempo já fizeram com que, no mesmo ano, campeões de mesma representatividade e significado fossem apontados. Não me parece que o Assaf e o Renato achem razoável desconsiderar os títulos mencionados acima.

    No caso da Taça Brasil e do Robertão, houve um período de transição em que um campeonato foi se tornando mais relevante, enquanto outro começava a desaparecer. Semelhante aos dois mundiais de 2000 e aos estaduais paulistas das décadas de 20 e 30. Nos anos em que foram simultâneas, 67 e 68, ambas as competições devem ser reconhecidas, como se faz em todos os casos parecidos.

    Para terminar, uma reflexão sobre o que escreve o jornalista Emerson Gonçalves: “não há porque desmerecer o passado tentando reescrevê-lo”.

    Essa inversão do que de fato aconteceu é absolutamente espantosa. A História foi reescrita quando, a partir de 1971, as conquistas anteriores foram relegadas. A Taça Brasil, primeiramente, e o Robertão, na sequência, foram competições criadas e organizadas oficialmente, justamente com o propósito de eleger os campeões nacionais. Isso está fartamente documentado, em pilhas e mais pilhas de jornais e revistas da época, em rolos e mais rolos de negativos do Canal 100.

    Não há canetada alguma, não há tapetão nenhum. A Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa foram vencidos em campo, brilhantemente, e davam aos ganhadores o título de campeão brasileiro de futebol. O que está sendo feito agora nada mais é do que a redenção da História, meus caros jornalistas. E isso precisa ser informado.”

  46. Rebate mas não me convence. Respeito quem escreveu e tenho dezenas de objeções, mas acho que o assunto está esgotado. Dos vários argumentos, um deles me chama atenção : o regulamento previa que o campeão paulista e carioca só entrariam nas fases finais, porque esses times inham de um estadual mais forte. Tudo bem. Se é para equiparar, me parece que o vice-paulista e o vice-carioca eram bem mais fortes que Capelense, Estrela do mar, Rabelo, DefeLê, tec. Ou não. Outra pergunta : se a CBD achava a Taça Brasil um verdadeiro campeonato brasileiro, porque ela mesma acabou com a Taça ? Para criar o Robertão, embora com um ano de atraso, porque esse sim era um verdadeiro brasileiro.

  47. Nilton

    O Campeonato Brasileiro sentiu mais falta do Pelé, do que o Pelé dele.
    Estes títulos deviam ser considerados nacionais e não Brasileiros, agora virou bagunça.

  48. Flório

    Sinceramente Dr. Osmar, insisto em dizer, para mim pelo menos, nada disso interessa. É tanta mistura de campeonatos, taça disso, taça daquilo, agora são octacampeões, ou pentacampeões. Pra mim o que vale é quantas vezes o time foi campeão do Br4asileiro, ou Taça do Brasil, ou Taça de Prata, ou Roberto Gomes Pedrosa, ou Campeonato Paulista. Juntar tudo pra mim é pura baboseira.
    Veja a Copa do Mundo, não tem Copa do Universo, ou Copa Mundi, o que quer que seja. É e sempre foi Copa do Mundo. O Brasil precisa acabar com essa história de ficar inventando campeonatos.

    Voltando ao assunto sobre reforços para o Corinthians.
    Insisto no Rafael Moura, ele já passou pelo Corinthians, era muito jovem, mas, já teve essa experiência e, não só pelo futebol que ele está apresentando, mas, também por suas atitudes no final do Brasileiro e da Sul Americana, quando ele demonstrou maturidade suficiente para ser o centroavante do Corinthians.
    Quem substituirá o Elias? O William?
    Quem será o substituto imediato do Alessando, do Roberto Carlos?

  49. O Willian não joga na função do Elias. O Marcinho até pode jogar. Não digo que R. Moura seja descartado, mas acho difícil repetir no Corinthians as mesmas atuações do Goiás. O Marcelo Oliveira que está voltando do empréstimo, vai ser o reserva do RC. O outro lateral, Dodô foi emprestado ao Bahia. Acho que o Moacir não deveria ficar e precisamos de um outro lateral para a reserva do Alessandro.

  50. DR. o senhor não acha certo a CBF considerar o titulo da Copa do Brasil como titulo de campeão brasileiro ja que a Taça Brasil é igual a Copa do Brasil?
    Se for considerar, o Corinthians é campeão nacional por 7 vezes.
    O Senhor concorda?

  51. A Copa do Brasil é mais difícil que a Taça Brasil. Na Taça, os campeões paulista e carioca ( e uma vez o pernambucano só entravam nas semifinais. Na Copa do Brasil, todos os clubes jogam desde a primeira rodada.

  52. Denis

    Dr , e agora Não vai caber tanta estrelinha em volta do escudo do palmeiras, auuhauhauh vamos ter q fazer uma camisa só com estrelinhas huauhauhauh

  53. Felipe Chocair

    Concordo 100% com o sr., dr. Osmar.
    Só queria acrescentar 2 coisas:

    - só faltava essa agora, não ? Os títulos “políticos” ou campeonatos reconhecidos por “decreto”… hahaha… bom, vamos torcer para quem sabe, no futuro, a onda pegar e a Fifa considerar os torneios Tereza Herrera e Rámon de Carranza algum tipo de título mundial… ou quem sabe o mini-mundial que o Corinthians ganhou na Venezuela (se não me falhe a memória);

    - quanto a “encheção”, sugiro que o sr. – provavelmente, já saiba e/ou tenha vistou ou escutado a explicação dele mesmo; veja a entrevista que o Milton Neves deu ao canal BandSports, onde ele explica o porquê é proveitoso “falar mal” do Corinthians… aposto com que quiser, que a encheção vai continuar, pela simples inveja que eles sentem do Timão, sua torcida e sua “paixão”.

  54. Verdade. Estarei ao lado dele, para cortar essa implicância contra o Corinthians. pode deixar comigo.

  55. Bruno Martins

    Dr. Osmar,

    Um amigo meu me contou que o Avô dele disse pra ele que aquela invasão corinthiana em 1976 pelo campeonato brasileiro, na verdade não era tão corinthiana assim.

    Segundo ele, grande parte da torcida corinthiana era na verdade de flamenguistas que estavam apoiando o corinthians contra o seu rival Fluminense!

    Obs.: O Avô dele é corinthiano, mas meu amigo não. Ele afirma que a imprensa destacou para dar credibilidade ao Corinthians.

    Você como corinthiano, o que acha Dr.?

    Abraço.

  56. Eu estava lá. Eu e minha família viajamos de ônibus. Dos 70.000 corintianos, se tinha mais de 1000 flamenguistas, corto meu pescoço. Talvez o avô do seu amigo tenha dito isso ao neto e como ele não é corintiano, já aumentou a torcida do Flamengo por conta própria. Tá cheio de fotografia na Internet sobre essa invasão. mande seu amigo tentar achar alguma camisa do Flamengo.

  57. Guilherme Cury

    Dr. Osmar etá coberto de Razão!!!!!!

    Como é Possível o Palmeiras ser campeão 2x no mesmo ano????

    Ahhh, que absurdo!!!!!!

  58. Tôni

    É isso aí Dr. Osmar…. é um absurdo sem tamanho essa palhaçada da CBF (Como Bosta Fede). Parabéns pelo post, sem dúvida os os “antis” não deveriam se preocupar com nosso “curingão”, mas a inveja é uma merda… Somos uma nação, coisa que jamais os outros serão.
    Abraços fraternos.

  59. wilson finamori

    Concordo em parte com o senhor. Quanto a Taça Brasil iniciada em 59 com a vitoria do Bahia.
    Esse torneio nunca poderia ser comparado ao campeonato brasileiro atual. Porém o ROBERTÃO de 67 a 70 teve o mesmo grau de dificuldade dos campeonatos atuais. Isto posto, já que o senhor faz questão de enumerar e denominar os participantes da Taça Brasil “destacando” a insignificancia dos mesmos, com a mesma enfase deveria “smj”, ratificar e concordar com a equiparação dos campeoes de 67 a 70, ou nao. Mas o senhor se limita a dizer – “nao discuto os meritos do Robertão” – ou seja, traduzindo – nao estou nem aí – pra mim tanto faz. O senhor me desculpe mas seu comentario demonstra uma pequena incoerencia. Pois se o seu maior argumento contra a Taça Brasil é com relação aos participantes e numeros de jogos, então de forma coerente o sr. deveria concordar com o Robertão já que teve a nata e o melhor do Brasil ( Fla, Flu, Vasco, Corintians, SP, Palmeiras etc…..) e nenhum dos ganhadores jogou menos de 18 vezes. Mas repito, o senhor evita dar uma opinião objetiva e direta sobre o Robertão. Pois se tem opinião definida quanto a Taça Brasil deveria tambem ter sobre o Robertão – ou então não ter sobre ambas competiçõs – aí entra a coerencia ou a falta dela.
    Obrigado.

  60. Vc não entendeu. Eu disse : não discuto os méritos do Robertão. Isso significa : os méritos do Robertão são indiscutíveis. Se nem assim entendeu , digo : o Robertão é um embrião do Camp-eonato Brasileiro, na forma, na abrangência e na dificuldade. Podem ser considerados títulos brasileiros sim. Mas se a Taça do Brasil foi, a Copa do Brasil de hoje, também deveria ser.

  61. Gustavo Rodrigues

    Engraçado é um torcedor de um time ,que ganhou um “brasileiro’ na mão grande como em 2005, querer falar sobre isso(è o sujo falando do mal lavado.Só digo uma coisa ao senhor , o choro é livre.

    Lastime pelo carente passado de títulos do seu time nessa época.

  62. Querer falar, não ! Eo posso falar, meu diploma de jornalista está aqui. Só me alivia o senhor falar do “mal lavado”, porque na sua frase, o sujo é o Corinthians. O que aconteceu. Falou a verdade ou enganou-se ?

  63. Ronaldo

    Boa tarde Dr.,

    A coisa tá feia os caras tão querendo ser Campeão Brasileiro de Futebol até de par ou ímpar…ganhou já tem nego gritando é Campeão Brasileiro de Futebol a CBF tem que reconhecer!
    Eu também quero gritar meu Fumaça Futebol e Farra foi Campeão do Grupo de acesso da Copa Kaiser e enfrentou um monte de time com paulistas, mineiros, nordestinos etc em seus times “então” o meu time foi Campeão Brasileiro do grupo de Acesso, você não acha.
    Abraços.

  64. jccamargo

    Normal.Já era de se esperar.Eu não li os outros dois artigos.Não era preciso.Já sabia que a sua opinião seria afinada no mesmo diapasão de Juca Kfhoury,Celso Unzete etc.Apenas algumas considerações:”E assim ela foi caminhando, até 1965 quando o Santos foi campeão da Taça, …” Leia-se “quando o santos foi pentacampeão”.
    “Pelé precisaria ser lembrado como um campeão brasileiro, disse a CBF hoje. Ora, Pelé é lembrado pelo mundo inteiro, como Atleta do Século, o maior jogador de futebol de todos os tempo”…”A grandeza do Palmeiras, não precisava ter 2 títulos de campeão brasileiro em 1967.” Mas também por isso,doutor.Esses títulos não diminuem nenhum time.Vencer dois campeonatos importantes no mesmo ano não é pra qualquer um.
    “Não precisaria ser lembrado , por exemplo, pela final da Taça Brasil de 61 contra o Bahia ( de Nadinho,Florisvaldo, Pinguela, Didico e Marico)”.Cuidado, Doutor.O sr. tenta, citando nomes exóticos,atribuir uma possível deficiência técnica ao time em questão.Lembra-se de Bozó,Capitão,Dicá.Nadinho é mais bonito que Boquita,Didico e Dentinho estão empatados,Florisvaldo e Lulinha são nomes de dupla caipira.Marico…tem um Maricas na Argentina.Eu acho que não é por aí.
    “Justiça, diz a CBF . Tá bom. Mas nesses 6 títulos do Santos na Taça Brasil, aquele timaço jogou 43 partidas. O São Paulo, com 6 títulos desde 1971, jogou 192 jogos. Justiça ?.Este foi o pior argumento,caro doutor.Eu respondo:justíssimo. O Sr. já ouviu falar em regulamento.O que é combinado não é caro.Por acaso o “glorioso” tricolor paulista estava proibido de participar daquela competição? Como o Sr vê, contra a unificação não há um só argumento sólido.É estranha a defesa incondicional que o mesmo grupo faz do Robertão em detrimento da taça Brasil.Só há uma explicação.O grande adversário do tal “trio de ferro” sempre foi e sempre será o Santos.Por vários motivos,inclusive geográfico.O segundo time do corinthiano sempre foi o Palmeiras ou o São Paulo e vice-e-versa,dependendo de quem joga contra quem.É isso.

  65. Não concordo com seus argumentos e ainda pergunto : sé é lícito ter 2 títulos brasileiros no mesmo ano, mesmo que para times diferentes, o senhor concordaria em dar também títulos brasileiros aos campeões da Copa do Brasil ( o Santos foi o último campeão) ? Aguardo sua resposta.

  66. Dr Osmar;
    Mesmo na crise em que o palmeiras se encontra tem torcedores comemorando a unificação dos títulos brasileiros mas só que essses títulos são antigos será que eles não querem comemorar títulos atuais.

  67. Primeiro

    Concordo!!! Grau! Numero e Gênero!!!!!

  68. estão querendo mudar a história do futebol só faltava isso, já não bastasse tanta coisa para cbf se preocupar , copa 2014, por exemplo, vem querer fazer média agora com essa história de unificação , essa atitude do nhonho joao digna de um verdadeiro senhor feudal, nao consulta ninguem , nao existe democracia, os torcedores ficam entre a perplexidade e a duvida, sinceramente cada vez mais fazem os torcedores desse pais de palhaço

  69. Willian

    Dr. Osmar, lhe admiro como profissional e a grande maneira de analisar os jogos e situações! Referente ao seu comentário, fica clara!!!! como o Sr. Ricardo Teixeira, que pensa que é dono do futebol brasileiro, agora também pensa que é dono da HISTORIA do futebol do nosso país. Esse tipo e a maneira que foi tratada esse assunto, que por sinal muito delicado, foi de uma maneira triste, sou a favor sim, de debates, estudos, e principalmente, houvir a diversas opniões existentes referente a esse caso, olha que são muitas. Pra finalizar, e não menosprezando Santos e Palmeiras, fica aqui o protesto de um fanatico torcedor e amante da historia do futebol.

  70. È doutor, postei um comentário na primeira parte até a favor da unificação, agora lendo a parte do 2 e final, fica dificil aceitar tanta safadeza. O que estranho é que só vi o senhor e mais dois jornalistas explicarem para o público o regularmento e os times que disputavam a competição, sera que elem não comentam por vergonha???? pq não é novidade para ninguém que quase todos torcem para um clube, exeto o pior deles o milton neves que tem um clube em cada esquina e que fez a faminha dele nas costa do corinthian, ai quando o corinthians ganha um jogo com algum lance duvidoso ai eles aparecem, PQ VCS APARECEM AGORA ….

  71. Ilustre Senhor Ricardo Teixeira!

    Boa tarde!

    Tudo bem contigo? Espero que sim!

    Gostaria de manifestar a minha opinião sobre o reconhecimento de títulos do passado. Achei totalmente equivocada a sua postura. O Pelé e outros atletas da época são merecedores de toda e qualquer homenagem, contudo, a equiparação destes campeonatos ao brasileirão é totalmente equivocada. Hoje eu lí que a Portuguesa vai entrar na justiça querendo equiparar o torneio Rio – São Paulo também ao Brasileirão devido a semelhança de um dos capeonatos do passado. Se formos analisar a atual copa do Brasil esta bem mais próxima do brasileirão doque àqueles campeonatos. Não duvido que os clubes peçam esta equiparação da atual copa do Brasil com o brasileirão que ao meu ver seria bem mais justa.

    O fato é que todos os capeonatos tem seu mérito e valor. O erro foi equiparar dois campeonatos de tão poucos jogos com um capeonato que tem 76 jogos de cada time, dentro e fora de casa. É natural que torcedores de clubes importantes do Brasil como por exemplo o São Paulo e o Corinthians estejam se sentindo injustiçados com a sua atitude, pois é bem mais penoso ganhar um brasileiraão atual que um desses dois campeonatos do passado.

    Fora o caso do Palmeiras que ganhou dois em um mesmo ano. Aí sai da esféra do equívoco e entra na esféra do ridículo.

    Difilcil não acreditar que o seu lado político falou mais alto. O Pelé e todos os outros atletas tem total direito de serem homenageados, porém, equiparação foi um erro enorme da sua parte. Sua atitude foi desmotivante para os torcedores de clubes não premiados e até para os próprio clubes.

    Lamentável Senhor Ricardo.

    Esta na hora do Senhor sair da CBF. A ditadura ja acabou no Brasil. A torcida dos maiores clubes do brasil que se sentiram prejudicadas, estão levantando uma bandeira em ambito nacional para uma nova eleição para Presidente da CBF.

    Sds,

  72. Dr. Paulino

    Palhaçada completa, e decisão tendenciosa. Li um artigo que diz que o cara que fez o dôssie o qual a cbf se baseia para tomar a tal decisão foi contrato pela antiga diretoria do SANTOS FC.

  73. O Odir Cunha é um jornalista, mais voltado ao tênis, mas posso te garantir que é uma pessoa séria.

  74. Maickon

    O Corfinthians não teve seus títulos paulistas da ERA AMADORA unificados com a era profissional?
    Qual o motivo do choro?

  75. Que choro ? Pode tirar esses títulos se quiser. Mas em 59, Taça Brasil, quase todos os times pequenos que jogaram, eram semiprofissionais, então vamos anular o título. Ou se vai pelo caminhos de dois pesos e duas medidas.

  76. Fabio de Castro

    É doutor Osmar, seus comentarios são mto pertinentes e acrescento que santistas e palestrinos jamais devam abrir suas bocas para falar do mundial de clubes de 2000, disputado no Brasil tendo como protagonista o nosso todo poderoso Timão. Mto Menos a dona Renata Fan que vira e mexe tenta desvalorizar nossas conquistas para supervalorizar as conquistas do saci-pererê sulista no qual ela torce. Pq ja vi ela dizendo que em 2000 ganhamos torneio de verão e que jogamos com times sem expressão, times asiaticos e africanos, depois do fiasco sobre o Mazembe, tomara que ela tenha mudado de opinião, não é mesmo???
    E assim caminha o futebol, cada vez mais desacreditado, servindo a interesses particulares…
    Só quero saber o pq a CBF fez essa lambança toda. O que esta por tras de tudo isso??? quis beneficiar quem??? e prejudicar quem???
    Dr. me da uma luz…
    Abraço FELIZ NATAL PRA SUA LINDA FAMILIA

  77. Não consigo entender o que a CBF vai pedir em troca desse favor. O tempo dirá.

  78. Leonardo

    dr osmar sou corinthiano fanatico por sinal tenho 19 anos, vc conhece a COPA ATLANTICO que reunia os melhores da america do sul, seguindo raciocinio da CBF essa COPA ATLANTICO era um tubo de ensaio da libertadores então deveria ser unificada?

  79. A Conmebol não vai entrar nessa.

  80. Leonardo

    a conpetição aconteceu em 56 e em 60 começou a libertadores então pelos ocorridos nada seria mais justo não acha?

  81. A competição começou em 59 e indicou o camepão brasileiro (Bahia) para disputar a Libertadores de 60, o que aconteceu.

  82. flavio - araraquara

    Dr. Osmar, boa tarde.
    Não consigo e principalmente não quero entender esses desmandos da CBF. Viva o Santos e o Palmeiras então, fazer o que?
    Só lembrando que na década de 60, a FPF instituiu o título de campeão do Interior ( a AFE é tri), porque obviamente “era proibido” um time do interior ganhar o título. E os 5 primeiros do campeonato paulista disputavam o Robertão, porém o quinto colocado tinha que se classificar por mérito e renda. Era óbvio que Ferroviária, Guarani, Botafogo e o seu São Bento foram prejudicados neste último aspecto que sempre os eliminava em prol geralmente da Portuguesa. Os desmandos vem de longe.
    Mas deixa pra lá.
    Faz tanto tempo que não consigo enviar uma mensagem que pensei que não ia dar tempo de lhe desejar um Feliz Natal e um próspero 2011 com saúde e paz. Um abração.

  83. Engraçado que agora os meus argumentos que eles utilizam para desmerecer o mundial de 2000, estão usando para JUSTIFICAR a unificação!
    1. Em 2000 não houveram dois campeões mundiais. Houve um campeão mundial interclubes – Corinthians e um campeão intercontinental – Boca Juniors;
    2. Se uma taça Brasil merece ser um campeonato brasileiro, a Copa do Brasil merece mais ainda por ser muito mais dificil e com mais jogos;
    E agora antis, vão continuar dizendo que o Corinthians que é beneficiado pela CBF depois desse pacotão de titulos???

  84. Teca

    A porcada e as sereias ganharam títulos doados igual o florminense ganhou o brasileirão desse ano com 6 pontos doados.
    Mas ja que a CBF ta bozinha e dando titulos de torneio como campeão brasileiro, será que ela não quer dar também os três titulos que o União Esporte Clube de Rondonópolis – MT disputou nos anos de 75/76/79? Esse torneio era pela antiga CBD, jogamos até com o flamengo que na época tinha o Wanderlei Luxemburgo como jogador. Bem que a CBF podia ser boazinha e reconhecer isso tambem não acha Dr. Osmar.

  85. DR ORTOPEDISTA LÚCIDO!!!!

    É DR OSMAR NÃO DEU,PARE DE FICA SE MORDENDO,100 ANOS DO SEU TIME E NADA E OUTRA SÓ FOI RECONHECIDO NACIONALMENTE EM 1990 COM AQUELE TITULO QUE O NETO USA DE MULETA ATÉ HJ,OU SEJA 80 ANOS DEPOIS O 1º BRASILEIRO,DEIXE EM PAZ QUEM CONQUISTOU DE FORMA FUTEBOLISTICA E LEGITIMA OS TITULOS DA ÉPOCA,OS MESM ARGUMENTO QUE O DR DESESPERADAMENTE USA,AS VEZES BEIRANDO A ISANIDADE, É O MSM ARGUMENTO QUE OUTROS ESPECIALISTAS JORNALISTAS USAM,OU SEJA NÃO TENTE EMPURRAR SOMENTE A SUA VERDADE,DESDE JÁ OBRIGADISSÍMO PELO ESFORÇO,MAS AINDA NÃO ESTÁ BOM,MELHORE MAIS MEU CARO
    PALMEIRAS 8 TITULOS
    SANTOS 8 TITULOS
    SÃO PAULO 6 TITULOS
    FLAMENGO 5 TITULOS
    VASCO 4 TITULOS
    CORINTHIANS 4 TITULOS
    INTERNACIONAL 3 TITULOS
    FLUMINENSE 3 TITULOS

    CONTRATA MAIS UNS 3 GORNALDO,SÓ PRA COMEÇA….CONTINUEM COM OS PAULISTINHAS DE VCS…AMÉM DR!!!!!!!!!!!!

  86. Como pode alguém que é OCTa vir se preocupar com alguém que é TETRA. Não estou tentando empurrar a minha verdade. Leia direito o que escrevo.

  87. mucio rodolfo

    Doutor Osmar.
    1- Se a gente for comparar a Copa do Brasil com a Taça Brasil veremos que na primeira havia uma quantidade maior de times qualificados para a sua disputa. Da forma como a Copa do Brasil é disputada hoje -excluindo os times que participam da Libertadores- ela tem o dobro de times fortes comparados ao Taça Brasil . E se a gente voltar no tempo em que um clube podia disputar a Libertadores e a Copa do Brasil teremos o triplo.
    2- Nesta questão ou a amizade do Andrés e Ricardo Teixeira não teve peso algum ou o presidente do corinthians não ficou nada preocupado. Antes da confusa decisão, o Timão tinha o mesmo número de títulos do Palmeiras e dois a mais que o Santos. Poxa vida Andrés como vc permitiu esta virada dos nossos rivais?

  88. Vinicius

    Dr, estava vendo noticias sobre o palmeiras e vi que o palmeiras renovou o contrato com a adidas em R$80milhoes por 4 anos, sendo o maior patrocinio no brasil de material esportivo, o que o sr acha?,isso tem procedencia? ate porque o palmeiras eh 5° time que mais vende camisas da adidas no mundo.
    Segue abaixo o link da notícia:
    http://esporte.ig.com.br/futebol/2010/12/22/palmeiras+renova+com+adidas+e+fica+no+topo+do+ranking+de+patrocinios+10333648.html

    Outra coisa Dr, vi voce falar no jogo aberto que poderia ser um entrave na contratação do ronaldinho, o fato dele ter contrato com a nike e o palmeiras com a adidas, mas o milan atual clube que ele joga tb tem contrato com a adidas, portanto nao vejo problemas em ele joga em um clube com outro material esportivo que nao seja a nike.O que o sr acha?

  89. Não fui eu que falei isso. Também não vejo problema . Estou acreditando na notícia do jeito que vc passou, pelo IG. Se for desse jeito mesmo, é um bom negócio.20 milhões / ano é um bom dinheiro. Se verdade, se já não tiver dinheiro que foi adiantado, vai beneficiar todos os clubes que vão agora renovar seus contratos de fabricaantes de camisa.

  90. André Luíds P. Dos Santos

    Grande Corinthiano Dr. Osmar!!! Vamos esquecer esse assunto irritante, pode dar esses títulos para eles, nem assim conseguem apagar nosso brilho. Vamos ao que interessa, o Dr. que é um homem influente, converse com o Andres, fala para ele tentar contratar o Maxi Lopez ” argentino”, na Itália ele ganha menos que o Souza, ou pode contratar o Borges , Rafael Moura ou Alecssandro,vamos parar com esse papo de Adriano, com o dinheiro que pagaria para ele ainda dava para tirar o Jonas que está sem contrato no Grêmio. O que o Dr. Acha??? Abraço e Feliz Natal

  91. Só não concordo com o Alecssandro. Ou outros, pode ser, embora o Rafael Moura, para mim ainda é dúvida se kogaria no Corinthians o que jogou no Goiás. nO Grêmio não libera o Jonas.

  92. e sobrou pro saõ paulo a missão possivel, de igualar aõ santos avante tricolor

  93. Benedito Villalva

    Os dirigentes da CBF quiseram dar uma de Papai Noel, doutor.
    Só que, por não saber qual presente dar, deu o que deu.
    Feliz Natal, aos maiores campeões do falsebol brasileiro!

    Agora, ao senhor, um feliz Natal, pelos seus méritos e não pelo futebol que nós defendemos. Que Deus o abençoe e a todos os teus. Espero no ano quem vêm que os dirigentes não demonstrem tanto interesse em ver e mostrar o nosso futebol como o pior do mundo. Até o ano que vem doutor. Caminhando, cantando e seguindo o thimão. “FELIZ NATAL!!!!”

  94. cacau

    cara vc nao tem vergonha de fica falando tanta bobagem na band, e brincadeira. os ters patetas, neto. ulisses e voce. so bola fora. tenho certeza que minha vo faz melhor que isso.

  95. Sua vó, pode até ser, mas vc. nunca.

  96. ABILIO DA SILVA

    Olá Dr. Osmar
    Nunca vi uma coisa tão absurda como essa de empilhar os times de canecos que já estão enferrujados, é uma bandalheira que estão fazendo com o nosso precioso futebol, sou um setentão assim como o Sr. Vivi as amarguras no parque São Jorge do tempo do faz-me-rir, lembra ? é e torcedor sofre hoje mas amnhã tem sua recompensa, agora como o teixeira tá fazendo, loteando “canecos” a la vontê, que absurdo, que vergonha, que vergonha, não acho justo depois de 40/50 anos enguer uma taça que cuja a equipe já nem se lembram mais quem participou da contenda. Absurdo…Assim nosso esporte pretão tá sem futuro….
    Abilio da Silva
    Foz do Iguaçu-PR

  97. DR.eu ñ concordo com esses titulos unificados.agora mudando de pau pra kct. para vaga de elias. o braquinho ex s.andre. hoje atletico pr.é pra mim uma boa opção para vaga de elias.dava certo pra mim.caracteristica.bem parecida.tanto ataca como defende.tem muita qualidade.é já provou isso se e pra aposta.é melho aposta num jogador desse.de q nesse willian.o braquinho já dispotou brasileiro serie A pelo grande clube foi bem.disputou final de paulistão.foi bem contra o santos.se é pra aposta.eu apostaria nesse jogador.e ñ no o willian.o q vc acha dr…

  98. Gosto do jogo dele. Mas tem vínculo com o AP. Deve ser caro.

  99. André Rocha

    Boa noite Dr.,baseado em todos esses fatos e principalmente o de que os campeões do Rio e São Paulo só entravam na final, para mim fica muito claro que não pode ser a mesma coisa,ou então o campeão paulista e carioca de 2011 já entram na fase final….Realmente falar que o Corinthians tem o apito amigo é uma vergonha. Abraços

  100. henrique guilherme

    E agora Dr. vão ter que mudar os nomes dos trofeus, ou será que o São Paulo foi hexa do Robertâo tambem????????????????

  101. Bruno_

    Grande Dr. Osmar ! Concordo com o que você disse.

    Na minha opinião, no MÁXIMO deviam transformar o Robertão em brasileiro, e Taça Brasil como Copa do Brasil.

    Mas o certo mesmo seria simplesmente o reconhecimento dos títulos como “Títulos Nacionais”, PONTO! Taça Brasil continuaria Taça Brasil. Robertão continuaria Robertão, só que teria um cunho mais ‘oficial’.

    E então o Santos e o Palmeiras poderiam se proclamar “Os Maiores Campeões Nacionais”, mas não os maiores do Campeonato Brasileiro.

    Outra coisa é que um caso parecido com o do Flamengo/Sport em 87 aconteceu com o Santos/Grêmio Maringá em 69. O regulamento da época previa que o campeão da segunda divisão enfrentasse o campeão da primeira para fazer o Campeão dos Campeões. O Santos empatou os 2 primeiros jogos e desistiu do 3º jogo alegando falta de horário na agenda, e o Grêmio Maringá levou o título !

    E agora CBF ? Em 87 deu o título pro Sport porque o Flamengo não quis jogar. Em 69 vai dar pro Santos que também desistiu de jogar ?

  102. Adilson

    Dr. Osmar o senhor não acha justo o Corinthians tambem correr atras de seus direitos? Já que o Palmeiras foi Considerado 2 Vezes Campeão no mesmo ano, a partir de 1989 tivemos 2 campeonatos brasileiros por ano. Afinal, a Copa do Brasil é muito mais Campeonato Brasileiro que a Taça Brasil. Dr. Osmar o senhor que tem contato com nosso presidente Andrés tem que dizer pra ele que não podemos ficar calados.
    O corinthians deve e tem todo direito de reivindicar os titulos da Copa do Brasil e do Torneio Rio-São Paulo que era muito mais titulo que a Taça Brasil.
    A Taça Brasil é uma piada.
    Dr. Osmar peço que o senhor leve nossos desejos ao nosso presidente, os corinthianos não querem ficar calados, devemos lutar contra essa palhaçada.
    muito obrigado Dr. Osmar

  103. Concordo com seus argumentos. Mas o Corinthians não precisa desse reconhecimento, embora seja justo. Que a Copa do Brasil é muito mais importante e não protecionista em ralação á Taça Brasil, não há qualquer dúvida. A CBF ficou com um mico na mão. Um dia ele vai fazer xixi.

  104. jccamargo

    Caro Dr.Osmar,respondendo ao seu questionamento sobre os dois brasileiros conquistados pelo Palmeiras em 67 reconheço que,talvez,esta tenha sido a aresta a ser aparada.Já que a CBF se dispôs a unificar e com isto reparar uma injustiça histórica poderia ter analisado melhor esta questão.Acontece que as entidades que organizam o futebol agem sempre para atender este ou aquele interesse pontual esquecendo-se que o futuro é o maior demolidor de mitos,verdades absolutas,teorias etc.Não acredito que a CBF altere alguma coisa,mas neste item eu fecho com o senhor.Feliz natal.

  105. Adilson

    Dr. Osmar o Corinthians, Flamengo, São Paulo, Vasco, Atletico mineiro, Internacional e Grêmio são os times de maior torcida neste pais. Só as torcidas do Corinthians e do Flamengo unidas são maiores que as torcidas dos 6 times beneficiados com essa palhaçada juntos. O Corinthians e os demais times devem deixar a rivalidade de lado e se unir nesse momento para lutar contra isso. Sem Corinthians, Flamengo, São Paulo, Vasco, Atletico mineiro, Internacional e Grêmio o Campeonato Brasileiro não é nada, esses times que garantem rendas para TV, eles que batem recordes nos estádios(Corinthians, Flamengo, Atletico, etc). Os presidentes dos times prejudicados devem se reunir e precionar a CBF, se preciso devem até mesmo criar um novo Campeonato, a CBF deixou de ser seria, deixou de merecer respeito, afinal ela não respeitou nem a história.

  106. cipó

    Dr. Osmar nessa “brincadeira” de unificação de títulos, não seria justo Corinthians reivindicar junto a Fifa o título de Campeão Mundial de 1952, disputado na Venezuela entre Corinthians, Roma, Barcelona e Caracas?

  107. Acho que não. Foi um torneio importante, mas não tinha a dimensão de um mundial de clubes. As equiparações devem ser justas e não políticas.

  108. VMP

    Dr Osmar o
    Bruno Martins Fala :
    Dr. Osmar,
    Um amigo meu me contou que o Avô dele disse pra ele que aquela invasão corinthiana em 1976 pelo campeonato brasileiro, na verdade não era tão corinthiana assim.
    Segundo ele, grande parte da torcida corinthiana era na verdade de flamenguistas que estavam apoiando o corinthians contra o seu rival Fluminense!
    Obs.: O Avô dele é corinthiano, mas meu amigo não. Ele afirma que a imprensa destacou para dar credibilidade ao Corinthians.
    Você como corinthiano, o que acha Dr.?
    Abraço.
    ………………………………………………………………………………………
    E O Sr Responde:
    Eu estava lá. Eu e minha família viajamos de ônibus. Dos 70.000 corintianos, se tinha mais de 1.000 flamenguistas, corto meu pescoço. Talvez o avô do seu amigo tenha dito isso ao neto e como ele não é corintiano, já aumentou a torcida do Flamengo por conta própria. Tá cheio de fotografia na Internet sobre essa invasão. mande seu amigo tentar achar alguma camisa do Flamengo.
    ………………………………………………………………………………………..
    Agora eu Pergunto : 70.000 Curint11anus foram de ônibus, Suponhamos que cada Ônibus caibam 45 pessoas x 70.000 seriam mais ou menos 1.540 ônibus aja Ônibus heim Dr Osmar rsrsrsrsrrsrrsrsrsrrsrssrrsrs Assim anda o mundo da Fantasia Curint11ana , o Sr e a Imprensa aumentam mais não inventam né Dr Osmar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  109. Mundo da fantasia ? Estavam lá 70.000 torcedores do Corinthians. Eu fui de ônibus, sim. A maioria também. Teve muita gente que foi de trem, de carro, que veio de Minas Gerais, etc. Voc~e sabe bem como é corintiano, né. Aí não tem unificação, não. Nem fantasia. Aliás, podemos também ver o público desde último braileirão a compará-lo com o seu time. Podemos ver também a arrecadação como mandante, como preferir. Se quiser pegar dos últimos brasileiros também pode, inclusive quando o Corinthians esteve na B e comparar com o seu time quando esteve na B. Quer um conselho ? nem tente, para não se aborrecer . E lembrete: não era final de brasileiro, não. Era semifinal. E o Fluminense, que jogava em casa, tinha mais time que o Corinthians, indiscutivelmente. Mas vc sabe como é corintiano, né. Repare que só escrevo corintianos e não curint11anus como vc debochadamente escreve. Ainda trato os torcedores dos outros times com o devido respeito.

  110. Franco

    Dr.Osmar como sabemos a CBF é uma rganização criminosa dirijida por um tremendo corrupto chamado Ricardo Teixeira…

    a pergunta é o que a CBF pretende com isso, ou qual é o interesse que está em jogo?

    Abraço, feliz natal

  111. Boa noite Dr. Osmar!

    Este assunto reunirá uma multidão que vai achar correto por torcer para clubes que foram favorecidos e outra multidão muito maior, insatisfeita por ver dois campeonatos tão diferentes do brasileirão serem unificados só para agradar o Rei Pelé, que na verdade nem precisava disso para ter a sua Magestade reconhecida no mundo inteiro.

    As perguntas interessantes que o povo insatisfeito deve fazer sâo:
    - A CBF é uma instituição pública ou privada?
    - Quanto tempo faz que o Senhor Ricardo Teixeira está lá sem nenhum questionamento de jornalistas, clubes e torcedores?
    - Este Senhor não tem respeito pelos dois maiores clubes do Brasil?
    - Não está na hora dele sair do comando da CBF?
    - Por que todo mundo questiona o fato dele estar tanto tempo lá, mas ninguém tem o poder para rancar ele?
    - Será que existe uma máfia muito grande por traz dele?

    Os torcedores dos clubes que se sentirem prejudicados com esta atitude dele, deveriam se unir no sentido de tirá-lo do comando da CBF. Entrem em blogs de jornalistas, colunas esportistas, entrevistas em estádios, programas ao vivo e digam: FORA RICARDO TEIXEIRA!!!!!!!!!!! Não deixem o assunto morrer enquanto ele não sair de lá.

    Esta é a diferença de um povo do primeiro mundo para um povo em desenvolvimento. No primeiro mundo as decisões são medidas pela coerência. Um caso desse na França ou na Inglaterra não seria aceito de maneira nenhuma.

    Escrevo estas palavras porque a constituição me confere o direiro de me expressar. Falo isso, porque o Coronel Senhor Ricardo Teixeira costuma processar todo mundo que o contraria, e o JUCA é prova disso!

    Abraço Doutor.

  112. francisco zaccarino jr

    Só uma pergunta ? o sr considera o Corintians campeão do mundo ?? Se sim , os titulos do SP , Santos , Gremio , Internacional , …… ; não valem nada , né Dr ?

    Esse assunto só compete a quem tem titulo a ser unificado !!!
    O Sr esta na CONTRA MÃO da HISTÓRIA !!
    ( acho que ainda é reflexo do ano do Centenário ).

    Ah deixa pra lá !!!

    Mudando de assunto ; A medicina tá super avançada ! Nem precisava falar isso , o Sr sabe , afim é médico.
    Então , vou lhe enviar uma pomada recém lançada , se não estou enganado chama-se : centenadanunca
    ( farmacia popular ) , pra passar nos seus cotovelos (nos 2 ,hein?) , a dor passa rapidinho .
    Foi testada durante o ano todo em muitos corintianos e aprovada .
    Aproveita dr , não vai passar a virada de ano c/ esses cotovelos inchados assim , né ?

  113. Pega essa pomada e passa um pouco na sua cabeça para refrescar o entendimento da leitura. Esse assunto, só compete a quem tem título unificado ? Não acredito que o sr. escreveu isso. Esse assunto interessa a qualquer torcedor e a toda a imprensa esportiva, a qual em sua maioria, mostrou-se contrária à equiparação, palavra preferida pela CBF. Um time só entra nas finais de um torneio, joga 4 partidas, e leva um título brasileiro. O Outro, joga 38 partidas, entra no campeonato (não torneio ) desde a 1a. rodada e também é campeão. E esses 2 fatos são semelhantes ? Parabéns, bela conclusão. use essa pomadinha.

  114. Leonardo

    DR acabei de saber que a PORTUGUESA tbm quer unificar tiulo rio sãopaulo de 52 e 55 e tbm o GRÊMIO MARINGÁ quer a unificação do Torneio dos Campeões de 69.

  115. Agora vai ser uma enxurrada de pedidos. Mas que o Rio-São Paulo era mais importante que a Taça Brasil, isso era mesmo.

  116. João

    Dr. Osmar, já imaginou se o Corinthians tivesse sido favorecido por essa decisão da CBF? O que estariam falando por aí os “antis” e a imprensa “anti”? Graças a Deus não temos nenhum título desses daí. Abraço.

  117. Emerson

    Dr. Osmar, o Sr. Ricardo (mor) Teixeira, com essa determinação tinha boas intenções para alguns clubes a más intenções para outros? na sua opinião ficou caracterizado isso?

  118. Para mim, não foi isso não. Ele deveria ter esperado um pouco mais para saber o pensamento da sociedade esportiva brasileira, mas haviam motivos políticos nessa história. Deu um tiro no próprio pé. Contentou alguns e descontentou a maioria.

  119. Eli Valente - Sao Paulino

    Boa noite Dr. Osmar. Não concordo contigo quando diz que esta é a última parte da “saga” Unificação dos Títulos.
    Está faltando a parte dos “Não Contemplados” com título algum apesar do merecimento como dizem seus dirigentes.
    No caso me refiro ao Flamengo e até a Portuguesa de Desportos (SP)
    Será que não vai sobrar título nenhum aqui para o nosso São Bento de Sorocaba ?
    Caso entre outro dirigente na CBF esses títulos poderão ser (serem) anulados?
    Abrçs.

  120. Não acredito em anulação. Ninguém faria isso. Seria arrumar uma briga sem fim. Escrevi que era a última parte da saga, para mim, que estava tentando um pouco por dia, levar os internautas ao debate, à discussão de ideías. Mas a CBF acabou com tudo, rapidamente… e por vias tortaas e injustas.

  121. Traves

    Não sei pqe so corinthiano reclama ? ja percebeu igual fabio de castro falo ja que somos obrigados a aguentar voces falano que são campeões de um mundial sem LIBERTADORES , pqe não aguentam que o Santos e o Palmeiras tenham 8 BRASILEIROS , do mesmo jeito que foi considerado ” mundial ” pra voces claro , porque pra mim isso sim é uma PATIFARIA , igual vocês tão falando que não tem nada a ver o campeonato o seus tmb praticamente não tem , pqe para entrar no Mundial pelo que eu me lembre precisa de uma libertadores ? não acha , agora porque a fifa “consideirou” me de um motivo; Ja que pode fazer campeonatos mundiais criando um Torneio vamos montar um então , não seria mais facil pega o Santos, Palmeiras , São Paulo e o Corinthians e um INTER-MILAO e um Barcelona , chama esses e pronto quem ganha o ultimo jogo é campeão Mundial.E pelo meu ponto de vista , a CBF não quiz ajudar ninguem ate então ngm sabia desses titulos (quem não conhece os titulos dos seus times), o corinthians tinha certeza que não era poderia ser o São Paulo , Por querer ser o “SOBERANO” , e que o rapaz me fala aquele jogadorzinho Péle do Santos, Rapaz olhe para o Ronaldo , ele é praticamento uns 3 deles em campo ou seja ele é o REI do futebol so posso te falar isso, se você não o considera isso quem você acha que é o melhor Maradona ? acho que sim

  122. daqui alguns dias a cbf ira promulgar se e este o termo correto,mais alguns titulos aos clubes brasileiros :tais como briga de galo,truco,bocha,futsal,concurso de miss etc. e tal. e a decadencia e indecencia do futebol brasileiro em toda a sua trajetoria seja de que forma for vai ser bom pros jogadores que atuaram nessas equipes que certamente,terao dinheiro pra receber dos respectivos titulos.

  123. É….esse Ricardo Teixeira aprontou mesmo. Agora só resta ele sair pela porta do fundo.
    Dr. Osmar, como Corinthiano acho melhor falar com o tal do Odir Cunha e unificar a Copa do Brasil tb a todos os campeões. Abraços

  124. Ricardoacosta

    mais perai, a copa do brasil também não dá acesso á uma vaga na libertadores ? não seria a mesma coisa ?

  125. Só dá acesso há pouco tempo. Mas nenhum campeão paulista e carioca jogam só as finais da Copa do Brasil. Tem que jogar desde a primeira rodada, só por isso não é a mesma coisa.

  126. ¢¹º/Juninho Nunes\¢¹º

    Dr, sei que não tenho propriedade alguma para dar sugestões ou conselhos em seu blog, mas o fato é que o senhor tem demorado muito para responder as perguntas (sei que lhe falta tempo). Por exemplo, tem perguntas minhas, esperando por respostas ainda do post “COMPENSA?”.

    Tenho certeza que com a resolução deste problema, o blog ficará ainda mais interessante do que já é, atraindo assim, muito mais comentários (o que faria com que o senhor tivesse muito mais trabalho para responder. É meio paradoxal, eu sei).

  127. andre luis

    Dr. Osmar,eu vi que o sr ja respondeu ao topico sobre reconhecimento da taça do mundo que o TIMAO ganhou em 1953 contra o BARCELONA por 5×3, mas nao seria justo reconhece-lo como sulamericano equivalente a libertadores na conmebol ?
    ou a COPA ATLANTICO EM 1956 que ganhamos tambem,e tinha BOCA JUNIORS e outros times….

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Atl%C3%A2ntico_de_Clubes

  128. A Conmebol não é a CBF. Na verdade esse torneio não era sulamericano, porque várias equipes não eram sulamericanas. Acho que não tem sentido esse reconhecimento.

  129. Ney

    Dr. Osmar
    Muito lúcida a explanação do sr. Leonardo Siqueira e ainda para rebater seu comentário ao final do texto dele, com toda a certeza, os vices Carioca e Paulista eram bem mais fortes que os tais Defelês, Telocotecos e Balacobacos. No entano, todos os clubes, quer paulistas, cariocas ou de que estado fossem, deviam conhecer o regulamente e se particiaram é porque estavam de acordo. Se o Corinthians fosse beneficiado o senhor e toda a torcida corintiana estariam, da mesma forma, em bandeiras desfraldadas a brigar contra tamanha injustiça? Ah, tem dó, né? É.

  130. Vc imagina coisas e as afirma. Infelizmente.

  131. Guilherme Henrique

    Daqui alguns anos os clubes campeões da Copa Sul-Americana vão entrar com recurso para elas serem consideradas como Taça Libertadores, afinal, participam clubes da america toda, não?! Na verdade ja está acontecendo isso, depois da unificação, eu ja lí varias notícias emsites esportivos sobre taça do povo, e tem até um Gremio Maringá que quer um titulo de campeão brasileiro por disputar um tal de torneio dos campeões, a portuguesa quer brasileiro também por ganhar o rio-são paulo… Isso só mostra como o futebol brasileiro é mal administrado, até mundial o santos ta querendo levar de presente de natal… O palmeiras foi campeão duas vezes no mesmo ano, e o flamengo não? porque?! Esse é o nosso Brasil =)

  132. Guilherme Henrique

    [corrigindo] Palmeiras campeão duas vezes no mesmo ano, santos e botafogo dividindo um titulo, e o flamengo e sport não?!

  133. Lucas Diego

    Doutor.. ja ouviu falar do livro: A BOLA NÃO ENTRA POR ACASO (que trata da reestruturação do Barcelona, Mario Gobbi indicou numa entrevista dele). Gostaria de saber aonde posso encontrar

    abraços!!!

  134. Não conheço esse livro. Mas pode-se pesquisar no google.

  135. leonardo

    fala doutor Osmar td bem?
    fico pensando se posso acreditar realmente na sua palavra com relaçao ao nosso estadio ?nao queria o adriano no timao,porem quando ouço vc ou o neto falar uma coisa eu acredito. e acabou que nao aconteceu e isso tb ocorreu com riquelme.

    e agora ja to pensando tb que o TIMAO nao ganhaou o brasileiro que tava muito façil pra nois, e perdemos nao sei como.talvez por um acordo com a cbf, o TIMAO libera o brasileiro pra um carioca e nós teremos o estadio para copa do mundo.oque o senhor pensa dessa minha teoria?

  136. Desculpa. Sua teoria não tem a mínima chance de ser correta.

  137. Alexandre

    Bom dia Dr. Osmar e demais leitores,
    Gostaria de parabenizá-lo por estes artigos sobre a unificação dos titulos. Confesso que li outras reportagens mas só aqui consegui entender plenamente o que aqueles torneios representavam. Considero que o Robertão vá lá, mas taça Brasil? então deveriam reconhecer a Copa do Brasil também, e até campeonatos regionais como o Rio-São Paulo. Não se se haviam na época outros torneios no Sul e nas outras regiões do país. Dr. Osmar, outra coisa, a Renata Fan é linda, mas ela não sabe separar comentarios racionais de emocionais, chega a ser chato os comentários maliciosos que ela faz a outros clubes que não sejam o Inter, principalmente os que ela faz contra o maior de todos. Dr. Osmar, acho que o Sr. poderia sugerir aos times que possuem a Copa do Brasil a criarem um dossiê e enviarem à CBF pra que sejam equiparados à Taça Brasil, e consequentemente ao Campeonato Brasileiro, o que acha?
    Desejo a ti e todos os leitores um Feliz Natal e próspero Ano Novo, com o maior presente de todos, Jesus no coração!
    Abraço Dr. Osmar, te admiro muito!

  138. Não precisa de dossiê. A CBF tem todos os regumanentos e súmulas arquivados.

  139. Arnaldo Rafael Vono

    Dr. Osmar meu comentário não tem nada ver com o post, apenas quero alogiar , o fisioterapeuta de sua clinica o profissional Daniel, extremamente competente é atencioso, pela segunda vez rompi o ligamento cruzado, o tal LCA, foi uma cirurgia complicada tive que tirar o tendão do joelho esquerdo para operar o direito, pois no joelho direito operado a primeira vez, é agora pela segunda, não tinha tendões, resumindo estou em boas mãos, é com profissional de primeira linha, me ajudando na recuperação.

  140. Torcida Jovem Santos FC

    Grande Dr Osmar.
    Antes de criticar o Santos FC, olhe para o seu time.
    22 anos de fila, um titulo roubado em 2005, nao tem Estadio, nao tem CT, nunca foi campeao mundial ( salvo o torneio de ferias no final do ano, onde o proprio Roberto Carlos disse, em alto e bom som, que jogadores vieram beber antes dos jogos).
    E agora o Sr vem falar do Santos F.C??
    O maior time de todos os tempos, temos CT, Estadio, Campeao da Libertadores e Mundial, duas vezes,
    e Agora 8 Vezes campeão brasileiro.
    Quem nao aplaude o Santos como fez o Sr, tem que criticar mesmo, é a unica forma de desvalorizar um time.
    Parabens por sua inveja Dr Osmar, ela nos faz crer ainda mais que o maior de todos se chama SANTOS FC.

  141. Onde vc leu críticas minhas ao Santos ? Já escrevi aqui que foi o melhor time brasileiro dos últimos 50 anos. Sou contra os critérios da CBF nessa equiparação. Nada além disso. por gentileza, leia as coisas corretamente;

  142. Dr Osmar, realizando uma pesquisa, descobri que a Taça Brasil de 1965 e 1968 não indicaram nenhuma equipe para a Copa Libertadores da América, isso então também já não cai o argumento de que “A Taça Brasil deve ser reconhecida porque era o torneio que decidia o representante para a libertadores”?
    Acho que se for para unificar, unifica tudo! Copa do Brasil, Copa dos Campeões, Rio São Paulo e tudo mais…
    Aliás, que coisa feia, né? A CBF conseguiu ser mais atrapalhada que a Conmebol. Já pensou eles unificando Mercosul + Sulamericana + Libertadores + Teresa Herrera + Ramon de Carranza e todos os outros torneios???

  143. Sobre essas duas ausências na Libertadores, isso é verdade. Em 66, o Brasil discordou da inclusão dos vices nacionais e não mandou para a Libertadores o campeão da Taça Brasil (Santos) de 65. Quando o Botafogo foi camoeão em 68, a Livertadores já havia terminado. Como se vê, os critérios da CBF são esquisitos.

  144. Eduardo

    Dr Osmar…Feliz NAtal!!!!!

  145. DR. para a CBF ter feito isso, o que será que ela vai pedir em troca para esses clubes daqui a alguns anos?

  146. Não sei o que. Mas que vai pedir, vai.

  147. Gustavo - Londrina PR

    Como esses antis são hilários…
    Agora justificam-se do “octa” amigo da CBF argumentando com o título mundial de 2000.
    É claro e nítido que a FIFA é maior que a CBF e que o CORINTHIANS é maior, muito maior que esse títulos mendigados pela concorrência. Pobre concorrência, bateu na porta de CBF e agora tem um natal mais feliz…

  148. Na Itália, tem campeão, em 1989. com duas partidas, e no mesmo dia, o Genoa, e é campeão da mesma forma que o Inter de milão, em 2010. Lá repeitam o passado.
    A historia foi resgatada, o brasil em 1971 , já tinha 3 copas do mundo, e não era a FIFA, ERA A JULIS RIMET, o resto é paixão futebolistica.
    No Brasil não existe um jornalista sequer, imparcial, todos falam pela paixão, clubistica.
    Por isso futebol é paixão nacional, as pessoas perdem a razão.

  149. Não era a FIFA ? Jules Rimet era o nome da taça. Como vc acha que não existe jornalista imparcial, pelo menos eles te corrigem de vez em quando.

  150. jccamargo

    Revogadas as disposições em contrário,vou pra galera.A hora é de comemorar.Só este ano foram 8 títulos.Todos conquistados dentro do campo por craques de rara nobreza,exibindo um futebol vistoso,sem retranca,arte-pura.Feliz natal a todos.

  151. SOBERANO

    doutor é com PROFUNDO RESPEITO QUE VENHO LHE DESEJAR UM FELIZ NATAL , PARA VC E SUA FAMILIA. APESAR DE NÃO CONHECE-LO, POR DIVERSAS VEZES ME ACHEI NO DIREITO DE CONFRONTAR SUA OPINIÃO.MAS ISSO SÓ FICA NO CAMPO FUTEBOLISTICO , PQ SOMOS MELHORES MAS VCS SE ACHAM PODEROSOS , MAS TUDO BEM BOAS FESTAS A TI . ABÇS DE UM TRI MUNDIAL, HEXA TRI BRASILEIRO, E TRI ISSO MESMO TRI DA LIBERTADORES

  152. Dr. Osmar, obrigado pela correção, sobre a taça, mas sobre os campeonatos italianos, que falei no outro post , o Sr. não deu sua opinião sobre o que eu falei, tentou desviar do assunto?

  153. Não desviei não. Só acho que não podemos copiar os erros dos outros. Eles lá e nós aqui.

  154. João (Pardal)

    Oie,Dr.
    Concordo com tudo q vc escreveu…
    diga-se de passagem M.Aurelio Cunha disse uma coisa sensata…q não tem como colocar D.Pedro…como presidente quando todos sabem q ele era imperador…em contra partida Beluzzo disse q queriam esquecer desses titulos…largar grande parte da historia para trás…usou o ex: da Escravidão…
    Mas estou aki pra lembrar q ngm tah esquecendo desses titulos Bizarros q eles conquistaram…so não há como comparar com cam.brasileiro…
    realmente eles ganharam a Taça de Prata,Robertão,Taça de Ouro,Taça de Bronze…Torneio Paulão da Regulagem,Torneio Casado x Solteiros,Taça novo Pélezinho da Vila,taça Azul com bolinhas brancas por ai vai nunca ngm disse q vcs são campeão…so q isso num é camp.brasileiro…

  155. Armenio

    Prezado Dr. Osmar
    Imagino como seria a reação se o beneficiado fosse
    o Corinthians.
    No caso do grupo de empresários do Santos , capita-
    neados pelo seu Presidente , não querendo me adentrar no mérito da questão , penso também como
    seria a reação ¨ dos eternos contras ¨ se tal fato ocor-
    resse no Corinthians.

  156. Doutor, quais seriam as opiniões se o Corinthians fosse o beneficiado por qualquer unificação?
    “Após canetada, CBF dá mais x titulos ao Corinthians”;
    “Se já não bastasse 2005, Corinthians ganha mais titulos de presente da CBF”;
    “Após comprar e não receber o campeonato brasileiro de 2010, CBF consola Corinthians com titulos da unificação”;
    “Uma vergonha, estão manchando a história simplesmente para favorecer ao Corinthians!”

    E quais seriam os apelidos para os titulos?

    “Canetadão”? “CBFão”? “Presentão”? “Uniladrão”?

    O problema de tanto criticarem o Corinthians na midia é que tem gente que acredita e torna as mentiras de jornalista em verdades! Doutor, você é o único que realmente ainda pode nos defender!!

  157. edson

    Doutor Osmar , le admiro muito para mim na band o senhor é o melhor…..
    Foi o primeiro a ver que isto é uma bagunça….mas;;;
    a CBF uqer alguma coisa de volta…..
    Sim só flamenguista e me deixa sem saber porque o flamengo não é tambem campeao em 1987…
    Veja se não vai na onda do povo da band pois o senhor é o melhorrrrrrrrrrr….

  158. A CBF deve explicações sobre isso. Mas essa conta vai sair cara.

  159. marcio

    uma vergonha essa unifivação de titulo…..então vou reinvindicar o titulo que meu time ganhou(chamado corinthians ipuãnense) ,pois jogamos 17 jogos e fomos campeões…. mais que o palmeiras eu garanto.

  160. Dum

    O senhor é ridículo. Um torcedor travestido de comentarista. Dei muita risada a suas custas e do “craque Neto” esse ano. Dois patéticos corinthianos falando de futebol. E viva a ESPN, onde a isenção realmente existe.

  161. Deu muitas risadas ? Obrigado pela audiência.

  162. Dr. Osmar lhe adimiro como médico, pois acho que é uma profissão muito digna e bonita, mas como comentarista, o senhor tem momentos de extrema neutralidade nos comentarios, acho que fala com sensatez, mas quando envolve o corinthians, o Sr. infelismente perde essa razão.
    O SR. Não adimte que o corinthians, fique pra trás em nenhum sentido.
    Todos os grandes times da Europa e Do Brasil tem muita história no passado e no presente, O corinthians só tem glorias no presente , nos ultimos 20 anos , muitas eu adimito.
    Mas como é lindo ir no museu de um clube e ver que além do presente ele tem um grande passado, com aquelas fotos, em preto e branco, o Sr. gosta tanto que no seu blog, tem duas.
    O corinthians só tem uma foto marcante em preto e branco, foi a do titulo contra a ponte preta depois de 23 anos na fila, se ele é tão superior, como pode não ter passado e ficar 23 anos na fila??
    Portanto eu digo que voces tem uma grande torcida, é a unica coisa de time grande que voces tem, time grande sem história?? não é tão grande assim…..

  163. Sugiro que o sr. leia um post aqui no blog com o título OS ANARQUISTAS.

  164. Eu imagino que para o sr. é dificil ler minhas palavras.
    O corinthians, tem 11 titulos paulistas, antes da atual federação começar a organizar em 1941.
    Sem essas o corinthinas, tem apenas 15 titulos. Esses 11 titulos, alguns divididos, decididos em poucos jogos, 7 ou 8, com times que nem existem mais outros amadores, e todos foram unificados com o paulista atual,
    Anarquista” é não reconhecer, que no BRASIL já tinha capeão nacional antes de 1970.
    E obrigado pela “democracia corinthiana” por me deixar postar aqui , já que discordo da sua opinião.
    Mas contra fatos não tem argumentos, e contra os meus o Sr. não tem.

  165. Contra os meus, o sr, não tem (sic). Bela democracia.
    Os campeões do Robertão, eu reconheço e isso foi antes de 71; Mas Copa Brasil eu não aceito. E onde vc leu que os antigod titulos paulidysd forsm unificados. A FBF é a continuação da Liga paulista, como a CBF é a coninuação da CBF.

  166. A CBF é continuação da CBD, que organizou a taça brasil, e todos os jornais da época, colocava nas manchetes depois das decisões, qual tinha sido o campeão brasileiro.
    iNCLUSIVE ta na faixa do Bahia campéão em 1959: campeão brasileiro”
    E com relação ao texto OS ANARQUISTAS” é muito lindo….como a história do futebol brasileiro de 59 a 70 .

  167. Respeito seu comentário, mas não concordo com relação aos títulos da Taça Brasil.

  168. eduardo

    concordo plenamente com seu comentario dr osmar
    isso foi uma grande injustiça e pra mim acho q tem dinheiro envolvido nisso .
    agora vc imagina se o corinthians tivesse algum desses titulos e fosse unificado ai a os ant corinthians iriam ficar inconformados mais como num foi .
    pra mim não mudo nada continua bambis 6 flamengo 5 corinthians 4 vasco 4 porcos 4 inter 3 gremio 2 sardinhas 2 fluminense 2 botafogo 1 cruzeiro 1 bahia guarani 1 atletico mineiro 1 atletico paranaense 1 coritiba 1 sport 1
    aqui é corinthians contra todos !!!
    um abraço dr osmar

  169. Obrigado por respeitar minha opinião, tambem repeito a do Sr.
    quando se tem uma opinião formada nada faz agente mudar, é como minha opinião em relação ao corinthians, é um time grande mas não no nivel de um são paulo, ou palmeiras, que são grandes no passado e no presente.
    Ele só tem grande a torcida, mas em titulos e historia não é , nem estádio tem, muito diferente dos grandes europeus.
    pra Brasil da pra quebrar um galho…

  170. Parabéns pelo Blog, um abraço!!!

  171. emerson

    South America‘s Club of the Century
    As for Europe and the other continents, the IFFHS hasdetermined
    the “South America‘s Club of the Century” and with it the including
    continental rankings for the 20th century exclusively on the basis
    of individual match results in the continental club competitions. The national competitions being merely a prerequisite to qualifying for the continental club competitions. The six decades before the introduction of the Copa Libertadores could not be ignored, and the first half of the 20th century was dominated by the play of the Argentinians and Uruguayans. Consequently the Copa Ricardo Aldao which was played from 1916 to 1947 – but not annually – and the Copa de Campeones (1948) and the Copa Atlántico de Clubes (1956) were taken into consideration. In the last two mentioned competitions the development of the standard of play of the Brazilian clubs was a feature.
    Tradução para os analfas em inglês:
    Assim como na Europa e outros continentes, a IFFHS elegeu ” O Clube Sul Americano do Século” e com isso incluindo os rankings continentais dos resultados individuais das partidas nas competições continentais de clubes. As competições nacionais sendo meramente um prerequisito para se qualifiicar para as competições continentais. As seis décadas anteriores
    ao inicio da Copa Libertadores não poderia ser ignorada, e a primeira metade do século 20 foi dominada pelo jogo dos argentinos e uruguaios. Consequentemente os campeões da Copa Ricardo Aldao que foi disputada de 1916 a 1947 – mas
    não anualmente – e a Copa dos Campeões (1948) e a Copa Atlântico de Clubes (1956) foi leevada em consideraçãoo. Nas duas últimas competições mencionadas, o desenvolvimento do padrão de jogo dos clubes brasileiros foi uma característica.
    1. CA Peñarol Montevideo Uruguay 531,00
    assim como ouve unificação dos titulos nacionais a conmebol tem que unificar a taça do atlantico 1956 como embrião da taça libertadores da america porque ela reconheceu o sul americano 1948 como embrião. a taça atlantico tambem é um titulo continental que o corinthians ganhou em 1956.
    corinthians campeão das americas!!!
    a istatistica da iffhs reconhece a introdução da copa libertadores que foi atraves deses torneios sitados acima.

Comentários

E-

UA-24753530-1